Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/html/www-meeta/wp-includes/functions.php on line 6114
Data Science: o aliado na gestão de relacionamento com o cliente - Meeta

Data Science como aliado na gestão de relacionamento com o cliente

Por MeetaSolutions

A gestão de relacionamento com cliente é um ponto cada vez mais crítico, independente do ramo de atuação da empresa. A concorrência está cada vez mais acirrada e o consumidor mais exigente no que diz respeito à prestação de serviços. O volume de dados é absurdo e as empresas não sabem como usar isso ao seu favor. Por mais que, desde o surgimento do Business Intelligence, o mercado de análises de dados tenha evoluído e passado por algumas transformações, para ter uma visão completa e analítica da operação é preciso mais. Isso inclui ser preditivo e ter uma visão individual de cada cliente. Mas, será que isso é possível? Sim, e agradeça à evolução do Data Science.

Na maioria dos projetos, mesmo que embasados nas ferramentas de analytics mais avançadas e robustas do mercado, ainda existem alguns erros comuns que se repetem e que dificultam o processo de transformar dados em informação de valor para a gestão de relacionamento com o cliente. Em suma, embora as nomenclaturas mudem e as evoluções aconteçam, o propósito é sempre o mesmo: apoiar a tomada de decisão. O que muda são as necessidades e as especificidades que exigem análises diferenciadas.

Vamos usar uma situação real para ilustrar. Uma empresa identifica a recorrência de chamadas de um determinado cliente, que liga cerca de 10 vezes por mês, pelo mesmo motivo. Então, como resolver isso? Como entender o motivo pelo qual esse cliente está ligando, muitas vezes pelo mesmo problema, e não está tendo solução? E se eu pudesse prever algum tipo de ocorrência e já conseguisse antecipar uma ação?

Embora o Data Analytics já trabalhe em cima de um grande volume de informações, aplique regras, consolidações e uma série de análises que permitem segmentar melhor o público e, por consequência, conhecer melhor a sua operação, ele não apresenta uma visão individualizada de cada um da base. Afinal, imagine uma empresa com milhões de clientes, como as de TV por assinatura, telefonia, cartões, bancos, e com n perfis de usuários inseridos nesse todo. Tem o jovem, com a “pegada” de tecnologia, que aceita muito bem um app de celular como interface de atendimento; mas, ao mesmo tempo, tem pessoas que preferem os canais mais conservadores, como voz, por exemplo, pois têm dificuldade com o meio digital.

Como fazer a gestão de relacionamento de clientes com diferentes perfis, levando em consideração que a maioria das aplicações de Data Analytics tem um olhar muito mais voltado para o passado?

.
Hoje, com um estudo mais aprofundado e disciplinado dos dados, o que contextualizamos como Data Science, e com soluções analíticas avançadas, esses pontos deixam de ser tão desafiadores e, aparentemente, insolúveis.  A junção de metodologia, com modelos de previsibilidade, com as tecnologias de Big Data, dentro dessa plataforma de Data Analytics, permite direcionamento da operação, respeitando a individualidade de cada usuário, para uma prestação de serviço de maior qualidade, uma cobrança mais assertiva, mais vendas e outras ações necessárias.

Além disso, quando se migra para um modelo analítico mais avançado, esse mundo de informação disponível permite prever as necessidades, antever problemas e comportamentos para cada tipo de cliente.

Você já ouviu falar do DNA, a solução de Data Analytics capaz de executar ações preditivas, criada pela Meeta Solutions? Saiba mais.