Internet das coisas: mas que coisa é essa?

Por Nilton


Talvez você já tenha ouvido falar a respeito disso, e provavelmente tenha pensado em uma definição bem diferente da correta: o termo Internet das Coisas é um dos fenômenos atuais mais relacionados à revolução tecnológica, algo que cresce exponencialmente e que vai, sem sombra de dúvidas, ditar a maneira como nos relacionamos com a tecnologia, tamanhas suas possibilidades.

Internet das Coisas, ou Internet of Things, é um conceito que trata da maneira como “coisas do nosso dia a dia” podem se conectar e se comunicar entre si e com os seus usuários por meio de sensores, softwares e outros dispositivos! Uma casa que usa sensores para ajustar automaticamente a temperatura ou a luminosidade? Um alerta de que você se esqueceu de desligar a luz ou a TV da sala, bastando então, um comando pelo celular para que um software de gerenciamento faça isso à distância? Um sistema que alerta as equipes de suporte e manutenção ao detectar uma falha grave de sistema na empresa? Isso tudo é a Internet das Coisas funcionando, e ela tem potencial de sobra para ser o futuro da tecnologia.

As aplicações são incontáveis, e ela pode não só tornar nossas vidas muito mais práticas e eficientes, como pode mudar a maneira como trabalhamos, como interagimos com o mundo e como o mundo irá interagir conosco.
A Internet das Coisas veio para ficar, e nós ainda vamos falar muuuuuito sobre ela.