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Data Analytics no relacionamento com cliente: cinco erros comuns - Meeta

Data Analytics no relacionamento com cliente: cinco erros comuns

Por MeetaSolutions

O uso de Data Analytics na área de relacionamento com cliente não é novidade. Porém, o processo de transformar dados em valor ainda está engatinhando.  Uma série de fatores faz com que essas empresas caminhem no sentido contrário e deixem de tirar o máximo de proveito das suas informações. Conheça os cinco principais erros cometidos em projetos de Data Analytics na área de relacionamento com cliente:

 

#1 Pecar pelo excesso.

O mercado, ao longo da última década, passou por um processo que foi o de produzir dados. O cenário mais comum é ter um milhão de base de dados e não saber como esse volume todo pode agregar valor na operação de relacionamento com o cliente, mesmo com uma ferramenta de Data Analytics.

 

#2 Descentralização da informação.

Se não bastasse a diversidade de bases de dados, é muito comum elas estarem espalhadas em diferentes locais e não conversarem entre si. E quando essas informações provenientes da área de relacionamento com cliente são cruzadas, trazem insights novos, que até mesmo quem domina o negócio, desconhece. Isso é transformar dados em informação de valor.

 

#3 Ferramentas por si só não fazem milagres.

Também comete um erro quem pensa que dispor de ferramentas de big data, de BI, Data Analytics ou mesmo de um Data Warehouse é a solução de todos os problemas. Para ter sucesso, tecnologia precisa compor um tripé com estratégia e metodologia.

 

# 4 Não ter visão individual do cliente.

Afinal, cada um é cada um e tem a sua individualidade.  Quando o assunto é relacionamento com o cliente, é necessário incorporar a visão individual de cada cliente no processo de conhecimento, especialmente em empresas com milhões de usuários.

 

# 5 Olhar para o passado.

Quando se fala do Data Analytics em sua concepção original, automaticamente, remete-se ao passado. Não basta ter uma foto da operação e reafirmar o que sabemos que já aconteceu. Visão de futuro é o que importa e não ser preditivo é o erro da maioria das empresas, inclusive em aplicações que transcendem a área de relacionamento com o cliente.

Os erros você já conhece. Mas, qual o melhor caminho para transformar dados em informação de valor na área de relacionamento com cliente? Acompanhe nosso blog e saiba como a estratégia e as tecnologias corretas podem ajudar nessa jornada.